EventosTelemedicina

Saúde Digital: De volta para o futuro

INTERNATIONAL CONFERENCE: Digital Health: Back to the Future
Speaker: Dr. George Crooks, Digital Health and Innovation Centre, Scotland DHI (Scotland)
Moderador: César Fernandes

A forma que estamos vivendo foi transformada e os recursos digitais se tornaram onipresentes. No entanto, temos que reconhecer um recurso valioso que qualquer sistema de saúde tem: a interação presencial.
Compartilhar sucessos e preocupações e utilizar a tecnologia como facilitador, no cenário correto e no momento correto!
As ferramentas digitais nos apoiam para escolhas melhores e serviços de saúde mais sustentáveis.
Os serviços digitais da próxima geração não são apenas produtos. Servirão de apoio à prevenção e antecipação de cenários. Menos tratamento e mais prevenção, seja onde você trabalhar.
Precisamos reconhecer que os investimentos na saúde não estão apenas relacionados ao futuro e podemos utilizar tais investimentos para desenvolvimento de novas soluções digitais, para abordar desafios sociais e vender essas tecnologias para benefícios de todos.
Temos hoje o cidadão como cerne de tudo o que fazemos, então com o paciente não é diferente: ele está no centro das decisões. O cidadão se tornou o ponto da integração dos dados.
Precisamos pensar como as ferramentas digitais podem ser mudadas para facilitar o uso por todos: boas escolhas de vida, acesso a serviços facilitados, de maneira mais precoce. O cidadão não custará tão caro para o sistema de saúde.
A grande maioria do nosso estado de saúde é feita pelas nossas escolhas. Casa adequada, hábitos de vida, escolhas sociais. Na Escócia, foram colocados os dados dos cidadãos num centro de dados para compreender as experiências e melhorar as decisões clínicas com base na vida deles.
O uso dos dados que giram em torno da personalização: olhar arquiteturas da informação para melhores acessos aos serviços, para compartilhamento de dados por parte do cidadão ao sistema de saúde.
O cidadão repete sua história de saúde para todos os profissionais na jornada e isso não deveria acontecer. Com os dados compartilhados isso será mudado radicalmente.
Os cidadãos precisam estar saudáveis para aproveitar a vida e para tanto precisam de apoio e assim precisamos entender a experiência de vida de cada um de forma racional.
É algo colaborativo e muito bom nos juntarmos no mundo todo para compartilharmos entendimentos e entregar um melhor futuro para todos.