EventosTelemedicina

Primeiros resultados de eficiência de telemedicina no Brasil

Enquanto muitos painéis da Healthcare Innovation Show 2018 (HIS) buscam novas tecnologias para solucionar problemas da área médica, a palestra “Primeiros resultados de eficiência de telemedicina no Brasil” apontou o uso de uma tecnologia já disseminada na solução de um problema sério: a depressão.Ines Hungerbühler, psicóloga e coordenadora de pesquisa do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (IPq – HCFMUS), iniciou a apresentação com dados alarmantes. Um problema global, os males da saúde mental acometem 450 milhões de pessoas no mundo, das quais 300 milhões são diagnosticadas com depressão – e 800 mil acabam cometendo suicídio.”Isso se deve, em parte, a algumas lacunas no tratamento. Nos países de alta renda 50% das pessoas não recebem tratamento adequado – e 85% nas nações de baixa renda. Isso por causa de três barreiras de acesso: os custos, o défict de serviços e o estigma, que faz muitos não buscarem ajuda por receio de sofrer algum tipo de discriminação”, apontou.

Por outro lado, hoje o número de pessoas com acesso à internet é enorme. No Brasil, 116 milhões de pessoas (64% da população) estão conectadas – um dado que estimulou o estudo conduzido por Ines. Foram criados dois grupos de pacientes, onde metade foi atendida por um ano em consultas mensais de videoconferência – enquanto os outros 50% tiveram atendimento presencial.

“Um fato inédito foi acompanhá-los em casa, longe de qualquer ambiente ambulatorial. E, ao fim, os resultados foram positivos”, revelou ela. Das 489 consultas feitas por videoconferência, a taxa de aderência foi de 81.5% – número de pacientes que não faltaram a nenhuma consulta e foram até o fim do tratamento.

“Uma das preocupações era que a distância podia deixar a consulta impessoal – o que não aconteceu. Ambos os atendimentos se mostraram equivalentes, com médicos e pacientes satisfeitos”, avaliou Ines. O resultado, disse ela, estimulou um segundo estudo, em andamento, que fará uso de um chatbot – programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas.

A Healthcare Innovation Show 2018 (HIS) acontece nos dias 19 e 20 de setembro em São Paulo. Acompanhe a cobertura da TV Doutor.