Por outro lado, hoje o número de pessoas com acesso à internet é enorme. No Brasil, 116 milhões de pessoas (64% da população) estão conectadas – um dado que estimulou o estudo conduzido por Ines. Foram criados dois grupos de pacientes, onde metade foi atendida por um ano em consultas mensais de videoconferência – enquanto os outros 50% tiveram atendimento presencial.
“Um fato inédito foi acompanhá-los em casa, longe de qualquer ambiente ambulatorial. E, ao fim, os resultados foram positivos”, revelou ela. Das 489 consultas feitas por videoconferência, a taxa de aderência foi de 81.5% – número de pacientes que não faltaram a nenhuma consulta e foram até o fim do tratamento.
“Uma das preocupações era que a distância podia deixar a consulta impessoal – o que não aconteceu. Ambos os atendimentos se mostraram equivalentes, com médicos e pacientes satisfeitos”, avaliou Ines. O resultado, disse ela, estimulou um segundo estudo, em andamento, que fará uso de um chatbot – programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas.
A Healthcare Innovation Show 2018 (HIS) acontece nos dias 19 e 20 de setembro em São Paulo. Acompanhe a cobertura da TV Doutor.