Comunicação com o pacienteEventos

Especialista fala à TV Doutor sobre precaução de danos causados pela variabilidade de diagnósticos

Como pode um hospital se precaver dos danos causados pela variabilidade de diagnósticos médicos? Esse foi o principal alicerce da palestra “Como tornar seu prontuário eletrônico inteligente”, realizada pela médica e PHD em neurociência Ximena Alvira, da Elsevier, no fórum HIMMS@Hospitalar.

Durante sua fala, a executiva demonstrou como a tecnologia pode auxiliar médicos e melhorar a experiência de pacientes por meio de Soluções de Apoio a Decisão Clínica. Com o auxílio de informações disponíveis em aparelhos eletrônicos, o profissional encontra suporte para tomar suas decisões de forma mais assertiva.

Em conversa com a equipe da TV Doutor Ximena disse que, diferentemente do que pode parecer num primeiro momento, o uso de informações que auxiliem o médico durante um diagnóstico permite ao clínico dedicar-se melhor à sua relação com o paciente.

A médica e PHD em neurociência Ximena Alvira durante sua palestra na 24ª edição da Hospitalar Feira + Fórum

“Quando um médico tem dúvidas sobre um diagnóstico ele tende a distanciar-se do paciente, para evitar que essa vulnerabilidade seja sentida. Mas quando ele sabe que o hospital, a organização para qual trabalha, fornece o suporte adequado, ele sente-se seguro e mais próximo do paciente”, explica ela.

Com base em experiências utilizadas em hospitais na Espanha e Colômbia, a especialista ressaltou que o uso da tecnologia não visa padronizar, num mal sentido, o atendimento hospitalar, mas sim auxiliar o médico para que ele não perca nada importante e não faça nada errado ou até perigoso.

“Os profissionais sabem que a cada dois minutos surgem publicações novas que podem auxiliá-lo – e ficam preocupados, pois entendem que é impossível manter-se atualizado. Por isso a importância em estar bem amparado”, defende Ximena.

“Uma coisa não compete com a outra. Estar informado e amparado pela tecnologia não deve restringir a flexibilidade do trabalho do médico. Clinicar não é apenas saber coisas, muito vem de dentro do profissional, de sua experiência e intuição. A tecnologia está aí para reduzir a variabilidade, prevenir erros, e não fazer com que todos façam a mesma coisa”.

A Hospitalar Feira + Fórum 2017 acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, de 16 a 19/05. Acompanhe a cobertura da TV Doutor