EventosGestão e Inovação

A segurança do medicamento dentro do hospital

Tão precioso quanto o diagnóstico médico é a garantia de que o medicamento certo chegue ao paciente correto na dose certa. O que, para hospitais de grande porte, pode representar um enorme desafio.Com tradição em automação de processos, a SINTECO trouxe para a 24ª edição da Hospitalar Feira + Fórum a Calypso Easy, uma unitarizadora de medicamentos voltada para a segurança e controle de remédios em hospitais com mais de cem leitos.Utilizando como base das embalagens um único insumo, que pode ser adaptado para pacotes menores, que contenham comprimidos e cápsulas, ou maiores, para seringas, o equipamento permite ao hospital saber exatamente o que o paciente está tomando e qual a dose.

Seringa embalada pela Calypso Easy e embalagem com os dados que permitem o controle e rastreamento
Seringa embalada pela Calypso Easy e embalagem com os dados que permitem o controle e rastreamento

“Ela traz uma segurança de processo e uma praticidade desenvolvida na Europa há muitos anos”, explica José Renato Marcuci, responsável por vendas da SINTECO. “Trata-se de um equipamento com barreiras de segurança, garantindo que o medicamento seja embalado corretamente e impedindo que sejam feitas embalagens vazias ou com mais de um remédio”.

Antes de adquirir o maquinário, o hospital recebe uma consultoria feita pela empresa para entender quais são suas necessidades. Posteriormente, quando o equipamento é entregue, é realizado um treinamento e acompanhamento para garantir um maior aproveitamento de sua utilização.

“Queremos fornecer soluções completas. E isso só ocorre quando nossa automação entra no processo do cliente, tornando-o mais seguro e eficiente. Quando toda a cadeia é automatizada, ela traz um ganho global maior que os pontuais”, completa Marcuci.

A Hospitalar Feira + Fórum 2017 acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, de 16 a 19/05. Acompanhe a cobertura da TV Doutor.