EventosTelemedicina

A experiência norte-americana em telemedicina

A palestra de abertura do Global Summit Telemedicine & Digital Health 2019, maior evento de telemedicina e saúde digital da América Latina, mostrou a experiência da American Telemedicine Association nos Estados Unidos.

Bernie Elliot, diretor clínico chefe e vice-presidente sênior de alinhamento clínico de soluções para consumidores do grupo UnitedHealth, apresentou nos primeiros minutos o caso de uma criança com dor de ouvido – e sua jornada de três horas até ser atendida no pronto-socorro.

“Ao fazer uso da telemedicina, em 15 minutos o problema é avaliado por um médico e os pais já recebem a receita”, exemplificou o especialista, salientando que ao não precisar se deslocar até o hospital, a criança não fica exposta a outros pacientes com viroses que podem ser transmitidas.

Uma das questões comuns em relação ao uso da telemedicina é se o público está disposto a experimentá-la. E a resposta, de acordo com a experiência do grupo UnitedHealth, nos Estados Unidos, é que sim.

Nossos consumidores já usam essa tecnologia diariamente para falar com amigos ou no trabalho. Eles querem essa flexibilidade e prova disso é que 60% dos nossos clientes aceitam fazer uma consulta por vídeo no celular

As pesquisas de satisfação do grupo também apontam para um modelo em ascensão, com 94% dos pacientes classificando o atendimento por telemedicina com cinco estrelas. “Numprimeiro momento soa como algo impessoal, mas não é. E a nova geração de pacientes, os millenials, prefere esse tipo de comunicação virtual”, contextualizou.

Outro ponto positivo do recurso é a economia. Nas palavras de Elliot, desde 2016 as consultas virtuais pouparam US$ 17 milhões do grupo. Isso ocorre, entre outros fatores, por poupar os pronto-socorros de atendimentos desnecessários.

Em média a visita virtual custa o mesmo que a visita na clínica, mas é mais barata que a atenção ao pronto-socorrro – 25% das questões levadas aos hospitais podem ser diagnosticadas numa visita virtual. É uma economia muito grande

Ao fim, ficou claro aos presentes que a telemedicina é um recurso cada vez mais viável e desejado, tanto por pacientes, quanto por médicos. “Estamos apenas no começo. Em breve nossos pacientes não precisarão mais ser atendidos em clínicas, mas em casa”, encerrou.

A TV Doutor está presente no Global Summit Telemedicine & Digital Health 2019, que acontece entre 3 e 6 de abril no Transamerica Expo Center, em São Paulo.