EventosGaleria de Fotos

Um mundo mais saudável graças a medicina de precisão

Na última palestra da Healthcare Innovation Show 2018 (HIS) Andy Felton, vide-presidente de marketing e produto da ThermoFisher, falou sobre como a medicina de precisão pode ajudar a salvar vidas – principalmente no ramo da oncologia.Ele citou o alarmante dado de que enquanto 57% dos pacientes com diabetes reagem bem aos medicamentos, esse número cai para 25% quando falamos em pacientes com câncer. “Nós, como entregadores de testes de precisão podemos ajudar com diversos estudos de casos”, disse o palestrante.Além de auxiliar na prescrição das drogas certas para os pacientes, com base em informações genéticas extraídas de seus tumores, a ThermoFisher desenvolve um teste de sangue capaz de substituir as biópsias. “No caso dos pacientes com câncer de pulmão, são executadas até três biópsias para determinar que tratamento seguir – é algo que compromete a saúde dele e aumenta os gastos das operadoras”, concluiu.

Nos últimos quatro anos, eles têm desenvolvido testes de divisão sequencial, chamados de biópsias líquidas, capazes de entregar ao médico sugestões precisas de quais tratamentos aplicar a um determinado paciente, levando em conta seus dados genéticos. “Trabalhamos para que, ao invés da biópsia, o paciente só precise entregar uma gota de sangue uma única vez – um procedimento menos invasivo e menos custoso”, afirmou.

Já é possível, de acordo com ele, detectar uma mutação genética que pode resultar em um quadro de câncer de dois a três meses antes dele se manifestar. “A medicina de precisão já está aqui. Com um simples teste genético podemos ajudar o setor inteiro”, encerrou o executivo.

A Healthcare Innovation Show 2018 (HIS) acontece nos dias 19 e 20 de setembro em São Paulo. Acompanhe a cobertura da TV Doutor.