Eventos

Medicina 4.0: A tecnologia mudando a relação entre médico e paciente

Com foco em tecnologia, o painel “Medicina 4.0: A nova realidade da relação entre médico e paciente” apresentou a plataforma desenvolvida pela APM (Associação Paulista de Medicina), que vai possibilitar ao paciente decidir ou não se compartilhará seus dados de saúde com uma nuvem de informações.”Os dados médicos do paciente pertencem a ele. Hoje eles são compartilhados horizontalmente, quando, por exemplo, ele troca de plano de saúde – uma operadora fornece os dados a outra. E isso será mantido na nossa plataforma por meio de um processo de anonimização”, explicou Antonio Carlos Endrigo, diretor de tecnologia de informação da APM.

De acordo com ele, o processo desenvolvido por um coletivo de empresas de tecnologia da informação funciona assim: ao chegar no hospital o paciente é questionado sobre a disponibilização dos seus dados de saúde. Se não autorizar, o processo se encerra nesse momento, com os dados fixos no hospital.

Já se aceitar, todas as informações será convertidas ao padrão internacional de informações médicas e posteriormente terão seus dados separados em dois: demográficos e clínicos. Essa ação vai gerar um ID do usuário vinculado a um token temporário de 30 minutos.

“Assim que o tempo acabar o vínculo desses dados é desfeito e só volta a existir durante um novo atendimento, sempre com o consentimento do paciente”, disse Endrigo, ressaltando tanto a praticidade quanto a importância de “catequizar” os profissionais da saúde quanto a segurança ao aderir a esse sistema.

Para isso, a APM está organizando o Global Summit Telemedicin & Digital Health, evento que acontecerá entre 4 e 6 de abril de 2019 no Transamerica Expo Center, em São Paulo, com o objetivo de explorar os melhores recursos mundiais da tecnologia aplicada ao setor.

A ExpoClínicas 2018 acontece no WTC São Paulo, em São Paulo, nos dias 14 e 15/09. Acompanhe a cobertura da TV Doutor.