EventosGestão e Inovação

Dispositivo permite que médico crie próteses em ambiente virtual

Conhecida no meio médico pelas soluções de alta tecnologia 3D, a TechCD, empresa que trouxe para a edição anterior da Hospitalar impressões de modelos de órgãos e próteses em tamanhos reais e em miniatura, retorna ao evento com algumas novidades, entre elas o dispositivo óptico Touch.

Aos olhos do usuário, essa “caneta” motorizada aplica resposta de força à mão do usuário, permitindo que ele sinta objetos virtuais, produzindo sensações de toque quase reais conforme ele manipula objetos 3D na tela do computador – nesse caso, dentro de um software de modelagem livre.

“No caso de aplicações médicas, um dos exemplos clássicos é a reconstrução craniana. O médico pode usar a imagem de um exame como ressonância ou tomografia, para tirar a base do crânio do paciente, e com ele dentro do software utilizar o Touch para criar a prótese, que posteriormente é feita no material desejado”, explica Guto Drummond, diretor comercial da TechCD.

Além dessa aplicação, é possível utilizar a tecnologia para simular tratamentos ou cirurgias, o que representa um grande auxílio no treinamento e capacitação de médicos, que têm suas habilidades avaliadas de forma segura dentro desse ambiente de simulação.

O Touch é comercializado no site da TechCd com valor inicial na casa dos R$ 14 mil.

A Hospitalar 2018 acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, de 22 a 25/05. Acompanhe a cobertura da TV Doutor clicando AQUI