PAINEL CONEXA – Aplicação das tecnologias na jornada de cuidado Palestrante: Dr. Guilherme Weigert – CEO Conexa
A Conexa é uma plataforma de telemedicina com 18 milhões de vidas. Sempre nos perguntamos: estamos gerando desfechos positivos para os pacientes? Eles estão engajados no tratamento?
Temos indicadores de saúde: pressão, diabetes, indicadores de custo e de qualidade: propiciamos uma boa experiência para o paciente? A famosa frase é muito verdadeira: “O que a gente não mede a gente não gerencia.”
Podemos aplicar tecnologia para a jornada de atendimento ficar ainda melhor. Na Conexa, temos captura de informações através de dispositivos (IoTs), que são devices com informações valiosas, através de touch points como a teleconsulta ou chatbot, a através de auto-captura (que é a possibilidade do paciente informar sintomas e outras coisas). Temos desenvolvido cada vez mais chatbots com mais precisão.
Os IoTs têm 2 pilares: capturam dados vitais, bioquímicos e também engajam o paciente. Ex: smartwatchs que estimulam mais exercícios e passos diários, por exemplo, e mudança de comportamentos. Por meio deles aferimos massa muscular, glicemia, pressão arterial. Isso tudo auxilia muito os médicos.
Temos várias formas de integração das informações desses dispositivos aos sistemas: nuvem e bluetooth são algumas utilizações.
Engajamento: através de dados conseguimos gerar intervenções para melhorar o engajamento do paciente, segmentando por grupos de pacientes e transformando-os em personas para, por exemplo, encaminhar um SMS ou e-mail específico.
A ideia é entender o comportamento dos grupos que têm maior resposta, os níveis de dados de saúde que preciso e melhorar pensando em escala. Se eu tenho um paciente hipertenso e sei que ele precisa fazer atividade física e ecocardiograma, tenho formas de ajudar o médico a indicar o exame e fazer um melhor atendimento possível.
Tornamos o sistema de saúde mais eficiente indicando o tipo de cuidado e a rede referenciada para o paciente, integrando a jornada de cuidado.
Coordenação de saúde: entendemos quais são as informações em gestão de saúde populacional, como está o status de saúde, possíveis melhorias de indicadores, redução de sinistros e qualidade de atendimento do paciente.
Promoção de mudanças: o sistema ainda custa caro e temos que aplicar a tecnologia no framework de cuidado.
Hoje não basta o algoritmo ajudar a decisão do médico, é necessário acompanhar o paciente após os encaminhamentos.