Comunicação com o paciente

7 Dicas práticas

Você sabia que a comunicação com o paciente é importante para aumentar o faturamento da sua clínica e te trazer agendas mais preenchidas?

Veja até o fim as 7 dicas práticas para melhorar a sua comunicação e os resultados da sua clínica

comunicação com o paciente é fundamental para uma boa prestação de serviços e para alcançar bons resultados. Ela acelera esse processo, diminui as falhas e mostra como os pacientes podem melhorar seus índices de saúde através dos serviços que você oferece, além de promover mais faturamento para clínicas, hospitais ou laboratórios. Mas… por onde começar?

Dica 1 – Tenha um site 

Pode parecer óbvio, mas ter um site é o primeiro passo no mundo digital. Ter um endereço virtual onde estarão dispostas informações de contato, endereço, horários de atendimento e redes sociais facilita a interação do paciente com sua clínica e aumenta a credibilidade. Planos de saúde atendidos e formas de pagamento, além de facilidades como agendamento online ou a existência de um estacionamento na clínica podem estar no site também.

Além de informações de contato e facilidades, é também um canal para disponibilizar as especialidades atendidas, além de detalhes sobre procedimentos e recomendações para pré e pós atendimentos. Essas informações facilitam a decisão do paciente, que chega mais pronto para o atendimento e poupa o tempo da consulta.

Para criar um site, você pode buscar por plataformas fáceis de utilizar como o Wix, ou contratar uma agência ou profissional desenvolvedor de sites, que te trará uma página mais personalizada.

DICA BÔNUS: É interessante também preencher seu perfil no Google Meu Negócio, para que a própria plataforma de buscas indique informações relevantes na área lateral da página de resultados.

Além de facilitar a compra, ter um site pode te posicionar como autoridade no assunto, mostrando que você tem conhecimento sobre sua área de atuação.

Você pode conferir como nos próximos dois passos.

Dica 2 – Divulgue muito sobre a sua especialidade 

É fato comprovado que as pessoas procuram informação sobre saúde na internet.

Num meio como esse, que carece de informação confiável e tem regras bem restritas para a comunicação, a melhor maneira de se promover é gerar conteúdo relevante sobre sua especialidade.

Então, crie um canal para se promover!

Você pode falar sobre patologias específicas, dúvidas mais comuns sobre o atendimento, além de desmistificar procedimentos que podem soar complicados para os pacientes. Tendo as informações de forma clara e didática, os pacientes ficam mais confiantes, o que facilita a adesão e o engajamento. E, ao perceberem que você conhece muito sobre a área, colocarão você como autoridade na área; posicionamento esse que tem muito valor para o mercado da saúde.

Informação importante: para qualquer conteúdo criado sobre saúde, você deve expor sempre seu nome completo, seu registro médico e sua especialidade de atuação. É uma exigência do Conselho Federal de Medicina para os conteúdos na área da saúde.

Para saber mais sobre como o conteúdo pode ser um grande aliado em diversas áreas, busque a Rock Content, empresa brasileira e uma das maiores criadoras de conteúdo da América Latina.

Dica 3 – Crie vídeos

O vídeo tem sido um dos formatos mais utilizados ultimamente, seja em sites ou em redes sociais. Eles têm se popularizado devido à evolução dos smartphones e das redes sociais, cada vez mais abastecidas por vídeos do que pelas imagens estáticas, e têm mostrado ótimos resultados.

Abaixo, você pode conferir alguns dados sobre esse mercado:

  • 85% das pessoas que assistem a um vídeo explicativo sobre o produto que está à venda são mais propensas a comprá-lo no final (Media Buton)
  • 60% dos visitantes de uma página na web clicam para assistir o vídeo antes mesmo de ler uma palavra do texto (PageWiz)

O conteúdo em vídeo, além de ser mais direto e atrativo ao paciente, permite que você detalhe melhor as informações que pretende passar do que somente com palavras e imagens estáticas, facilitando o entendimento e também colocando mais emoção em suas palavras.

E se você pensa que a produção de vídeos é indicada somente para quem tem um orçamento gigantesco para investir em comunicação, você está errado: empresas como a SambaTech podem te fornecer informações sobre como produzir seus próprios vídeos e como eles são importantes para seu negócio, e nós da TV Doutor podemos ajudá-lo nessa produção e como transformar esses conteúdos em agendas mais cheias e um tíquete médio maior por paciente.

Agora que você tem seus conteúdos criados, é essencial divulgá-los da melhor maneira possível para que eles cheguem até os olhos de seus pacientes e pessoas interessadas no seu serviço.

E onde podemos ter o nível máximo de interação na internet?

Dica 4 – Utilize as redes sociais

Suas redes sociais são o canal digital mais próximo de seus pacientes.

São nelas que a maioria das pessoas passam muito tempo, buscam informações sobre assuntos que se interessam e se relacionam.

Ser ativo nas redes sociais como o WhatsApp ou Instagram, por exemplo, é estar mais próximo dos pacientes e prospects (os que poderão se tornar pacientes), além de ser um lugar onde você pode disponibilizar os conteúdos criados em texto e em vídeo, direcionando-os para um contato direto com sua clínica.

Então, independentemente de quais redes sociais utilizar, esteja atento às DMs (Direct Messages), ou as mensagens que são enviadas diretamente para você.

Quanto às postagens, mantenha uma frequência (uma por semana é uma boa meta para iniciar) e também o padrão visual, não mudando muito a “cara” de um post para outro para que sua marca seja cada vez mais assimilada e padronizada.

Se couber em seu orçamento, busque uma agência especializada em mídias sociais, o que te ajudará a criar esses conteúdos e também impulsioná-los (é possível pagar para que sua página seja mais vista).

Fique atento às tendências de mais visualizações, o que pode te ajudar a criar os próximos conteúdos e te prevenir de falar sobre assuntos polêmicos, por exemplo.

Lembre-se: a rede social é totalmente democratizada. Qualquer um pode ver o que você posta e pode reagir a isso, e todos tem espaço e voz. O conteúdo que você criou pode “viralizar” e ser visto e comentado por milhares de pessoas, seja para o bem ou para o mal.

Dica 5 – Invista em sua marca

Como vimos nos tópicos anteriores, a estética é uma aliada na comunicação: atrai o olhar e facilita o entendimento.

E, no meio de tanta informação visual no mundo digital, como páginas na internet, posts em redes sociais e vídeos em plataformas de distribuição, é necessário se destacar com uma estética agradável e que te diferencie no mercado.

Lembra quando falamos sobre a padronização das postagens? Ter uma identidade visual bem estabelecida é o primeiro passo para padronizá-los. Um logo, paleta de cores, elementos visuais e fontes são ativos que mantém seus posts e todos seus materiais com a mesma “cara”, fazendo com que seja mais fácil e rápido de identificar no meio de tanta informação e concorrência.

Para te mostrar a importância de uma identidade visual, está aqui um simples desafio: você reconhece as marcas abaixo, apesar de estarem sem os respectivos nomes?

Esses quadros foram criados pelo We Are Dorothy (https://www.wearedorothy.com) justamente para nos mostrar a importância da identidade visual. Imagina só que legal seria se seus pacientes te identificassem da mesma maneira?

Você pode até procurar uma agência de branding ou empresas como a We Do Logos para te ajudar com isso.

Dica 6 – Tenha um canal de comunicação eficiente

Depois de todo esse esforço para ser reconhecido e visto como autoridade na sua especialidade, é natural que seus clientes te procurem para usufruir de seus serviços e tirar dúvidas.

Então, é necessário estar atento a todos os canais pelos quais essas pessoas tentem falar com você: telefone, WhatsApp, redes sociais como Facebook e Instagram, e-mails e também a área de “Fale Conosco” do seu site, caso ela exista.

Provavelmente você conhece alguém que tentou comprar algo pela internet e não conseguiu finalizar a compra, ou que tentou entrar em contato com alguma empresa, desde um fornecedor até mesmo um restaurante para reservar uma mesa, e não foi atendido ou respondido. A sensação é de frustração, pois, na teoria, a empresa precisa do seu dinheiro e você está tentando dá-lo para ela. Isso acaba quebrando a relação que foi estabelecida por todas as conexões feitas pelas redes sociais, site e afins, minando a confiança que ela tinha em você. Portanto, caso decida contar com vários canais de relacionamento, esteja atento a todos eles.

Dica Bônus: utilizar o WhatsApp Web (e no caso, até uma conta Business, gratuita e com características próprias para empresas) pode facilitar o atendimento por lá, e ativar os alertas no celular da clínica em caso de mensagens pelas redes sociais também. E além de se preocupar em receber contatos de seus clientes, procure também divulgar as novidades e benefícios da clínica pelos mesmos canais: avalie qual deles atrai mais seus pacientes (leia-se: por onde eles mais falam com você) e utilize-o para promover seus serviços, sempre respeitando as normas do CFM.

E agora que essa pessoa te conhece bem e até como autoridade no assunto, te segue em suas redes sociais e agendou uma consulta…

Meus parabéns!

Você conseguiu uma nova conexão.

Porém, vem a dica que talvez seja a mais importante….

Dica 7 – Converse com o paciente dentro da sua clínica… é hora de encantar.

Sempre que falamos de “comunicação”, as pessoas pensam em orçamentos, em mídias e anúncios. Mas isso exclui uma parte importantíssima (para não dizer vital) do significado tão amplo dessa palavra: a conexão entre dois seres humanos.

As 6 dicas anteriores falam sobre como prestar informações para atrair o paciente até a sua clínica. Agora que ele tem uma consulta marcada, é hora de encantar.

Para encantar o paciente, precisamos falar da experiência do paciente. Esse termo é muito utilizado para falar sobre como o paciente se sente durante todo o período em que está em contato com a sua clínica e/ou sob tratamento

Assim como em qualquer estabelecimento comercial, treinar seus funcionários é essencial. É preciso que o pessoal do atendimento saiba informar os pacientes com clareza sobre procedimentos e especialidades disponíveis, que os enfermeiros e gestores saibam direcioná-los e estejam atentos a tudo. Ter os processos bem estabelecidos, passando as informações com clareza e didatismo, deixa o paciente mais tranquilo de que as pessoas que estão cuidando da sua saúde estão acostumadas a fazerem aquilo e que ele não precisa se preocupar.

É interessante também investir em mídias ali dentro, por exemplo vídeos falando sobre sua clínica na TV da sala de espera podem te ajudar muito a levar informações que são frequentemente perguntadas, geralmente para os atendentes, que precisam parar seu trabalho para esclarecer dúvidas.

E já que esse paciente está sendo bem atendido e acolhido e confia em seu atendimento, pode se interessar por outras especialidades e realizar outros procedimentos se a sua clínica ou hospital disponibilizar. Utilize a TV para divulgar procedimentos e exames, explicar como eles são simples ou podem trazer bons resultados e aumente o tíquete médio dos pacientes.

Agora que você sabe os benefícios de se comunicar com seus pacientes, se tiver interesse em falar com especialistas no assunto e ter um diagnóstico personalizado para o seu negócio, entre em contato com um consultor da TV Doutor pelo WhatsApp!