EventosTelemedicina

Transformação digital na indústria – Projeto C4IR

Palestrante: LUCAS CAMARA – DIRETOR EXECUTIVO da C4IR

Moderador: Paulo Fraccaro

A C4IR é uma entidade nova, que aborda a transformação que o mundo está vivendo especificamente no que diz respeito a velocidade da transformação e a derrubada das fronteiras. Essas transformações têm impactos gigantescos e no setor saúde está lenta, mas a pandemia contribuiu muito.

Não conseguimos afirmar onde termina o mundo físico e onde começa o digital.

Precisamos ter um olhar para a jornada do paciente, não só dentro do ambiente hospitalar. Como o poder público e o paciente têm acesso aos seus dados? Como o paciente continua a ter a atenção médica adequada ao longo da vida?

Nós conectamos ilhas que não conversam. Dentro de cada serviço há muitos sistemas e que muitas vezes não conversam entre si. Não basta pedirmos uma “integração completa” para a equipe de Tecnologia da Informação! Cada vez mais não ficaremos restritos à nossa área.

Sobre a LGPD e a portabilidade dos dados de cada paciente: precisamos discutir se estamos prontos pra atender essa demanda.

Estamos na Prefeitura de São Paulo e no Hospital de Clínicas fazendo experiências para que o paciente seja beneficiado, tenha segurança e o acesso necessário.

Na vertical de internet das coisas, pretendemos ajudar equipamentos médicos a operarem na plenitude, pois muitos já vêm com uma série de possibilidades, mas a infraestrutura e as pessoas nem sempre estão capacitadas para atuarem com nível alto de complexidade.

Convidamos os entes para discutir e encontrar formas e políticas públicas para endereçar os desafios de remuneração adequada dos profissionais, financiamento por parte do governo, capacitação e desafios na telecomunicação.

Essa agenda social que estamos vivendo na saúde precisa da união de todos os stakeholders e temos uma oportunidade de ouro de não ficarmos no emergencial e tornarmos as coisas mais estruturais. Temos visto iniciativas ótimas não se tornarem perenes. Precisamos extrapolar os muros da Medicina e de mais interlocução.