Eventos

O desafio da transformação digital na área da saúde

Há alguns anos o mercado de saúde caminha para se tornar digital. O grande desafio que as instituições encontram é qual a melhor forma de fazer essa transição. E foi exatamente esse o tema da palestra “O caminho da saúde digital”, parte da programação da Health Innovation na Hospitalar 2019.

Ministrada por Claudio Giulliano, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e CEO da FOLKS Brasil, consultoria que integra a HIMSS Analytics Latin America, ela teve início com o levantamento de questões sobre o tema.

“Transpor um prontuário de papel para o computador não é transformação digital. Ela envolve projetos muito mais complexos e com ganhos reais. A questão hoje, dentro desse tema, é a interoperabilidade – o compartilhamento de prontuários entre diferentes instituições”, exemplificou.

Além dessas, outras dúvidas colocadas em pauta pelo palestrante foram “como proteger a confidencialidade dos dados dentro de uma operação digital?” e “como garantir aderência com práticas que atendam as regulações e melhores práticas internacionais?”.

Para conduzir as instituições, a HIMSS desenvolveu seus modelos de maturidades: guias para transformação digital que atuam como um passo a passo para a construção de um roadmap – o planejamento detalhado de como aquele hospital ou rede se tornará digital.

“Os modelos da HIMSS são agnósticos: funcionam em qualquer área da saúde. Eles trazem uma série de melhores práticas globais embutidas em seus princípios”, relatou Giulliano.

Divididos em seis categorias, que englobam temas como maturidade em analytics (AMAM), tecnologia da informação em centros de diagnóstico por imagem (DIAM) e adoção de tecnologias do prontuário eletrônico em hospitais (EMRAM), os modelos de maturidade possuem oito estágios de implementação e sete graduações.

A instituição que recebe as notas seis ou sete, por exemplo, é submetida a uma auditoria da HIMMS. Se aprovada, recebe o certificado da organização – uma conquista atingida por poucos e que confere a organização prestígio internacional.

Mas como saber em que estágio a instituição se encontra?

“Qualquer organização de saúde pode solicitar uma avaliação gratuita. Ao preencher o questionário, o gestor recebe um relatório detalhado com o nível em que a instituição se encontra e quais os próximos passos para avançar”, explicou Giulliano. “Essa resposta acaba se tornando uma ferramenta útil para o planejamento da transformação digital”.

A TV Doutor está presente na Hospitalar 2019, que acontece entre 21 e 24 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.