Eventos

Como médicos saudáveis geram pacientes saudáveis

Fundadora do projeto Médicos na Cozinha, Paula Pires mostrou em sua palestra a importância crescente da medicina culinária, ramo recente do setor de saúde que vem ganhando espaço nas principais universidades, como Harvard, onde ela estudou sobre o assunto.Antes, ela mostrou, por meio de dados, como a classe médica sofre com problemas de saúde. Pesquisam apontam que 50% dos médicos sofrem de burnout, 27% passam por quadros de depressão e 42% não planejam trabalhar na área por mais de dez anos – tudo por conta da cultura do auto-sacrifício e do medo da perda de reputação.

“Descobri que o médico não precisa sacrificar sua saúde para cuidar da saúde dos outros”, disse Paula, revelando que a maior causa de mortes atualmente nos EUA é a alimentação não saudável – uma realidade que pode se aproximar do Brasil, onde o número de pessoas com sobrepeso aumentou 10% na última década.

“A medicina culinária é um campo novo, baseado em evidências científicas, que ensina habilidades de preparo de refeições saudáveis a médicos e pacientes utilizando metas inteligentes”, explicou a especialista.

Paula ainda salientou a importância de ensinar o profissional de saúde não apenas a se alimentar melhor, mas a saber como abordar o tema com os pacientes, enfatizando a importância da alimentação na prevenção de doenças – deixando claro que, apesar de recente, a medicina culinária chegou para ficar.

A ExpoClínicas 2018 acontece no WTC São Paulo, em São Paulo, nos dias 14 e 15/09. Acompanhe a cobertura da TV Doutor.