EventosTelemedicina

As vantagens da tecnologia do atendimento médico virtual

Como funciona uma empresa de telemedicina? Foi isso que a palestra de Jeff Nadler, gerente de tecnologia da Teladoc, companhia norte-americana que fornece consultas médicas remotas por celular usando uma rede de médicos-membros e registros eletrônicos de saúde dos pacientes, desmistificou.

Com uma rede clínica formada por mais de 3 mil médicos independentes, que oferecem atendimento aos associados, a Teladoc realiza, em seus dias de maior movimento, 9 mil consultas de telemedicina – “na hora do dia mais cheia são 1100 consultas virtuais”, afirmou a palestrante.

Os fatores que levam o paciente a uma consulta virtual são muitos, como as longas esperas e os procedimentos desnecessários feitos em pronto-socorros. Além disso, somos uma sociedade conectada, todos temos smartphones – e isso capacita o oferecimento de atendimento médico virtual

Na outra ponta, a de quem oferece o serviço médico, a economia é clara. De acordo com pesquisas realizadas pela empresa, é possível poupar centenas de dólares por consulta virtual feita, em comparação com um atendimento face a face.

Mas como é a tecnologia que permite esse atendimento virtual?

De acordo com Nadler, um dos maiores desafios é fazer com que a plataforma funcione 24 horas por dia com todas as informações protegidas. E é nisso que a Teladoc investe boa parte de seus recursos.

Cada vez que um associado solicita uma consulta, suas informações fluem em tempo real para o clínico designado para atendê-lo. Ele revê todo o prontuário médico do paciente antes de atendê-lo. E durante a consulta os dados são atualizados em tempo real

E mesmo antes, no momento em que requer uma consulta, o associado é detectado por uma série de ferramentas que visam comprovar sua identidade e a elegibilidade do pedido. E, se estiver de acordo, seus dados são compartilhados dentro de um resumo eletrônico clínico enviado a seguradora.

Usamos o recurso de vídeo conferências desde 2011. E ele precisa ser seguro. A comunicação médico-paciente precisa ser absolutamente segura. Skype e FaceTime não são um canais de vídeo aprovados pela regulamentação dos Estados Unidos. Precisamos construir um canal com criptografia, com acesso através de senha

Outras vantagens elencadas durante a palestra foram a possibilidade de alertar um associado quando este entra numa área com picos de casos de gripe, tudo com base em geoprocessamento, e o envio da prescrição médica direto para a farmácia escolhida pelo paciente.

Nos Estados Unidos temos um consórcio de farmácias que conecta 95% das farmácias físicas do país. Quando a receita médica eletrônica é feita, ela vai direto para a farmácia que o paciente selecionou previamente, provavelmente a mais próxima de sua casa – é uma excelente integração que nossos associados adoram

A TV Doutor está presente no Global Summit Telemedicine & Digital Health 2019, que acontece entre 3 e 6 de abril no Transamerica Expo Center, em São Paulo.